Origem da Madeira


A madeira é um recurso natural valioso, que deve ser usado de forma sustentável, otimizando o seu emprego e reuso nas aplicações não definitivas, como é o caso da madeira bruta aplicada na construção civil.

A certeza da origem legal da madeira é a principal forma de garantir que este recurso está sendo explorado da natureza com o emprego de técnicas adequadas, sem causar destruição e impactos que possam levar ao escasseamento ou até mesmo a extinção das florestas.                                                                       

 A MAB Madeiras criou um manual interno de normas e procedimentos, e desta forma estende aos seus fornecedores os critérios de sustentabilidade e rastreabilidade adotados, através da divulgação do compromisso que a empresa assumiu. Os fornecedores que se interessaram pelo engajamento são assistidos pela MAB, que criou um conselho para discutir e orientá-los no direcionamento exigido pela empresa quanto à aplicação das praticas sustentáveis em seus próprios negócios. Os funcionários próprios e de terceiros recebem treinamento e participam de palestras oferecidas pela MAB, com a intenção de divulgar e engajar cada vez mais as partes interessadas.

A atividade madeireira sempre foi um assunto muito polêmico, devido aos impactos ambientais e sociais causados no passado por pessoas e empresas que não estavam preocupados com a longevidade e sustentabilidade do negócio. Esta imagem que ficou gravada foi um peso muito grande contra o qual a MAB vem tentando desmistificar  e provar que a madeira pode e deve ser usada cada vez mais, contudo desde que explorada da forma correta.
 
 A valorização deste recurso natural é essencial para garantir a sustentabilidade do uso e a legalidade e garantia da sua origem.  
A atividade madeireira, seja exploração florestal, industrialização  e beneficiamento, pode ser sustentável e até garantir a preservação do meio ambiente, desde que todas as regras e critérios para exploração sejam respeitados. Em um manejo florestal de impacto reduzido, o abate, arraste, romaneio e transporte de toras in natura é estudado previamente de modo a diminuir ao máximo qualquer tipo de dano ambiental ou impacto que possa ser causado à floresta e à biodiversidade, para tanto, são empregados equipamentos e técnicas especialmente adequadas a realidade da floresta brasileira.

 

Manejo Florestal de Impacto Reduzido


Toda a madeira produzida é proveniente de árvores nativas da floresta Amazônica, extraída pelas técnicas do Manejo Florestal Sustentável de Impacto Reduzido, que é uma forma planejada e racional de extrair da floresta somente as arvores que já “cumpriram o seu papel” na natureza, ou seja, aquelas que produziram sementes e já têm descendentes crescendo ao seu entorno, que não estão em áreas de preservação permanente e que cuja queda não irá danificar outras arvores. Após a derrubada, a aplicação das técnicas continua, a retirada das arvores de dentro da floresta também é planejada previamente e os equipamentos e maquinários utilizados são próprios para esta atividade, pois foram desenvolvidos para causar o mínimo de impacto possível nos seus deslocamentos dentro da mata.

Ao término da atividade de exploração, no local onde existia uma árvore frondosa, ficou uma clareira, mas isto não é um sinal de destruição, pelo contrario, agora a luz do sol alcança o solo, e isto desperta as inúmeras mudas e sementes que estavam ali aguardando a queda daquela árvore que existia para competir entre si, com a finalidade de conquistar aquele espaço vago, ou seja, aquela clareira. Isto nada mais é do que a aceleração do processo natural do ciclo de vida da floresta; Para garantir a regeneração total , a MAB só voltará a explorar a floresta naquele local após 30 anos, quando outras árvores já tenham cumprido o ciclo de vida mencionado e aquela pequena muda que existia no local já será uma jovem árvore que estará saindo da adolescência...

Com este sistema, não é necessário a intervenção do homem para fazer a recuperação ou reflorestamento da floresta, é a própria natureza que se encarrega disto, e ela é quem sabe fazer isso da melhor forma!
A madeira proveniente de reflorestamentos em geral, mais especialmente o pinus e o eucalipto que alias são arvores exóticas, ou seja, estrangeiras, ao contrario do que todos pensam não é um produto que causa menos impactos à natureza; As florestas de reflorestamento estão hoje em áreas desmatadas que já foram mata atlântica, onde existiam uma infinidade de animais, insetos, fungos, cipós, nascentes e principalmente uma enorme variedade de espécies vegetais, ou seja, o equilíbrio natural da biodiversidade de uma floresta nativa, no caso a mata Atlântica. Com a supressão da mata Atlântica, criou-se o “deserto verde”, que são as monoculturas de reflorestamento, onde existem muitas arvores, mas somente isso, toda a biodiversidade de fauna e flora já foi aniquilada pelo homem para a sua implantação.

 

Sustentabilidade

A madeira faz parte de nossas vidas, e sempre fará, portanto deve ser tratada como um valioso recurso natural que precisamos usar com critério e inteligência, evitando desperdícios e agregando valor a ela em aplicações definitivas, principalmente na área da construção civil.

Sustentabilidade, é a garantia legal de origem, a aplicação das técnicas adequadas de exploração visando causar o menor impacto possível, a garantia de boas condições de trabalho e pagamentos justos aos funcionários que são todos registrados e tem seus benefícios legais garantidos, a valorização da floresta, do individuo e da família, a observação dos impactos das atividades da empresa na comunidade onde está inserida para nortear ações sociais, e também a lucratividade do negocio, mas não somente ela. A MAB está sustentada por um tripé, a parte ambientalmente adequada, a parte socialmente justa e a economicamente viável, e, portanto fica clara a seriedade com que tratamos estas questões, pois sem qualquer uma das pernas do tripé o negocio perde o equilíbrio e não se mantém sustentável!  

                                   
 


Todos os direitos reservados MAB - 2018
Design by SitesABC.net